Cooperativismo −> Símbolos
Significados do Símbolo Universal do Cooperativismo
Pinheiros: Símbolo da imortalidade e da fecundidade, pela sua sobrevivência em terras menos férteis e pela facilidade na sua multiplicação. Os pinheiros unidos são mais resistentes e ressaltam a força e a capacidade de expansão.
Círculo: representa a eternidade, pois não tem horizonte final, nem começo, nem fim.
Verde: Lembra as árvores - princípio vital da natureza e a necessidade de se manter o equilíbrio com o meio-ambiente.
Amarelo: simboliza o sol, fonte permanente de energia e calor.
Assim nasceu o emblema do cooperativismo: um círculo envolvendo dois pinheiros, indicando união do movimento, a imortalidade de seus princípios, a fecundidade de seus ideais e a vitalidade de seus adeptos.
Bandeira do Cooperativismo
O cooperativismo possui uma bandeira de cor branca e tem o logotipo da ACI (ALIANÇA COOPERATIVA INTERNACIONAL) impresso no centro, do qual emergem pombas da paz, representando a unidade dos diversos membros da ACI. Possui ainda um arco-íris, representado em seis cores e a sigla ACI impressa na sétima cor: o violeta. Cada uma das cores presentes na bandeira tem um significado próprio:
Vermelho: coragem.
Alaranjado: visão de possibilidades do futuro.
Amarelo: desafio em casa, na família e na comunidade.
Verde: crescimento tanto do indivíduo como do cooperado.
Azul: horizonte distante, a necessidade de ajudar os menos afortunados, unindo-os uns aos outros.
Anil: necessidade de ajudar a si próprio e aos outros através da cooperação.
Violeta: beleza, calor humano e amizade.
Promoção e defesa dos interesses das cooperativas
A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) é o órgão máximo de representação das cooperativas no país. Foi criada em 1969, durante o IV Congresso Brasileiro de Cooperativismo. A entidade veio substituir a Associação Brasileira de Cooperativas (ABCOOP) e a União Nacional de Cooperativas (Unasco). A unificação foi uma decisão das próprias cooperativas.
Entre suas atribuições, a OCB é responsável pela promoção, fomento e defesa do sistema cooperativista, em todas as instâncias políticas e institucionais. É de sua responsabilidade também a preservação e o aprimoramento desse sistema, o incentivo e a orientação das sociedades cooperativas.
Missão
Representar o sistema cooperativista nacional, respeitando a sua diversidade e promovendo a eficiência e a eficácia econômica e social das cooperativas.
Visão
Ser reconhecida como entidade de excelência, promotora da sustentabilidade do cooperativismo nacional e da promoção socioeconômica das pessoas que o integram.